SES lança veículo de resposta rápida para missões humanitárias, de defesa e segurança

A nova adição ao portfólio de serviços governamentais da SES é a primeira solução SATCOM do mundo a oferecer conectividade com várias órbitas adaptada à segurança das fronteiras, ISR (Inteligência de Vigilância e Reconhecimento, na sigla em inglês), iniciativas de auxílio e recuperação de desastres

LUXEMBURGO – 20 de abril de 2017 – A SES (Euronext Paris e Bolsa de Valores do Luxemburgo: SESG) anunciou seu mais novo produto governamental, um Veículo de Resposta Rápida (RRV, na sigla em inglês), uma plataforma habilitada para SATCOM capaz de oferecer conectividade de alta velocidade e serviços de comunicações globais adaptados a uma série de missões comerciais, civis, humanitárias e de defesa ao redor do mundo.

O veículo de resposta rápida é a primeira plataforma móvel do mundo a oferecer tecnologias de comunicação colaborativas sobre várias órbitas e frequências, incluindo Ku-, Ka- e bandas militares X e Ka, através de toda a frota GEO da SES, e através de sua constelação MEO que prove service parecido com fibra em banda Ka. O versátil veículo RRV pode se adaptar facilmente à conectividade personalizada para cenários específicos e aplicações como videoconferência de alta definição, video streaming, voz, conexão GSM, banda larga de alta velocidade e grandes transferências de arquivos de dados em locais onde a infraestrutura é inexistente ou foi destruída. O RRV foi apresentado recentemente no Humanitarian ICT Forum, realizado em março deste ano em Mountain View, Califórnia.

“O Veículo de Resposta Rápida pode fornecer conectividade multibandas e multiórbitas para suportar praticamente qualquer situação imaginável, em qualquer lugar. Isso inclui missões relacionadas à segurança da fronteira, defesa, manutenção da paz, apoio a operações humanitárias e resposta a desastres naturais, bem como aplicações comerciais”, disse Nicole Robinson, vice-presidente corporativa de Soluções Governamentais de Mercado da SES. “Ficamos muito orgulhosos de estar na vanguarda dos avanços tecnológicos em soluções de conectividade rápida e ansiosos para continuar a conferir ofertas sob medida para nossos clientes. ”

A solução RRV é ‘plug-and-play’ e possui características modulares que podem integrar e implementar uma série de tecnologias de comunicação e dispositivos a bordo de um veículo móvel. Um exemplo é a solução ISR de Vigilância Tática Persistente (Tactical Persistent Surveillance – TPS) da SES, baseada na tecnologia de aeróstato inflável mais leve do que o ar (Lighter-Than-Air – LTA), que hospeda opções avançadas de sensores eletro-ópticos (EO) e de carga de comunicação, projetadas para fornecer informação situacional para a segurança de fronteiras e operações, monitoramento de eventos e iniciativas de resposta a desastres.

O RRV também pode lançar rapidamente uma série de outras plataformas, incluindo o serviço de telemedicina SATMED. Outros tipos de atividades permitidas pelo RRV são as missões de “responder e recuperar”, para apoiar os esforços de socorro em casos de desastre, fornecendo acesso de emergência à internet sem fio para as comunidades, reforçando infraestruturas públicas abatidas, provendo conexão IP para redes móveis e permitindo conectividade de longo prazo para agências em terra.

O RRV é equipado com recursos sem fio, incluindo a tecnologia de rádio SDR de Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas (MIMO), que fornece uma plataforma de comunicações móveis tipo malha expansiva, programável em frequência, para suportar redes privadas 3G/4G LTE e as frequências de “push to talk” (PTT) governamentais.

O veículo de resposta rápida da SES está disponível através de várias opções de compra e locação, com contratos de serviços totalmente gerenciados, permitindo flexibilidade de suprimento.

Para obter mais informações sobre o RRV e outras soluções, visite a Sala de Imprensa: https://www.ses.com/newsroom/rapid-response-vehicle-defence-security-and-humanitarian-missions

SES

Comunicações Corporativas

Siga-nos no:

Twitter: https://twitter.com/SES_Satellites

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ses

Facebook: https://www.facebook.com/SES.Satellites

YouTube: http://www.youtube.com/SESVideoChannel

Blog: https://www.ses.com/news/blogs

Galeria de mídia: https://www.ses.com/media-gallery

Artigos da SES disponíveis em: https://www.ses.com/news/whitepapers

Sobre a SES