SES-14 chega à Kourou para lançamento em Janeiro

SES-14 irá capturar oportunidades de crescimento no próspero mercado aeronáutico, marítimo e de vídeo em toda a América e na região do Atlântico Norte

Luxemburgo 22 de dezembro de 2017 -- O satélite SES-14 chegou em segurança ao Centro Espacial da Guiana em Kourou, Guiana Francesa, em preparação para seu lançamento em um foguete Ariane 5 em janeiro de 2018.

O SES-14, que será posicionado a 47,5° Oeste, irá servir à América Latina, Caribe, América do Norte e a região do Atlântico Norte com sua cobertura de feixes de cobertura ampla de bandas C e Ku, e com cobertura de feixes spots de alta densidade em banda Ku.. A SES recebeu a licença para operar nesta posição orbital brasileira após um leilão de órbita-espectro em 2014.

Os feixes de cobertura pan regionais  de banda C do SES-14 são desenhados para expandir o alcance desta que é a segunda mais importante comunidade de vídeo para cabo operadores da SES na América Latina, enquanto seus feixes spots , de alta capacidade de processamento de banda Ku,  irão servir ao dinâmico mercado aeronáutico e outras aplicações de intenso tráfego como marítimo, backhaul para redes de comunicação celular ou serviços de banda larga. Os feixes amplos de banda Ku também irão servir aos crescentes serviços VSAT e DTH na América Latina e no Atlântico Norte. O SES-14 irá substituir e ampliar os serviços atualmente sendo providos pelo  NSS-806.

O satélite também terá uma carga útil contratada pela  NASA. A missão de Observações do Limbo e Disco  da terra em escala Global (GOLD) foi criada para aprofundar o entendimento de cientistas sobre o espaço mais próximo. A carga útil irá proporcionar imagens sem precedentes da atmosfera superior da Terra a partir da órbita geoestacionária, sendo a primeira missão, com cadência suficientemente rápida, para estudar as mudanças climáticas diariamente da termosfera-ionosfera terrestre, em vez dos atuais estudos de longo prazo.

O SES-14 foi construído pela Airbus Defence and Space e é um satélite de propulsão elétrica. Ele contará com a propulsão totalmente elétrica sendo equipado com um sistema elétrico de propulsão por plasma para elevação até a órbita estacionária  e para  manobras de manutenção em órbita. O novo veículo também apresenta um Processador Digital Transparente (DTP), que aumenta a flexibilidade da carga útil e proverá soluções personalizadas de banca larga aos clientes da SES.

Martin Halliwell, Chief Technology Officer na SES, disse, "Estamos extremamente satisfeitos com o lançamento do SES-14. Ele é um satélite totalmente elétrico, abrangendo amplas emissões de sinal e de alta capacidade de processamento, apresentando um DTP - o primeiro de seu tipo em nossa frota - sendo que tudo isto irá proporcionar aos nossos clientes um aumento na flexibilidade e soluções totalmente personalizadas. Não apenas o SES-14 irá atender às necessidades dos crescentes mercados de vídeo na América Latina; suas altas capacidades de processamento irão capacitar os prestadores de serviços aeronáuticos e marítimos a fim de fornecer conectividade de alto desempenho nas Américas. Também estamos orgulhosos de ser a primeira parceria comercial a abrigar  uma missão cientifica da Nasa desta natureza “.

Para mais informações, contate:

Tel + 352 710 725 500

Sobre a SES

A SES é a líder mundial em operação de satélites e a primeira a oferecer uma oferta GEO-MEO diferenciada e expansível em todo o mundo, com mais de 50 satélites em órbita geoestacionária (GEO) e 12 em órbita terrestre média (MEO). A SES concentra-se em soluções de valor agregado, ponta a ponta, em duas unidades-chave de negócios; a SES Video e a SES Networks. A empresa fornece serviços de comunicações via satélite para os organismos de radiodifusão, fornecedores de conteúdos e provedores de Internet, operadoras de redes móveis e fixas, governos e instituições. A carteira da SES inclui ASTRA, a O3b e a MX1, provedora líder de serviços de mídia que oferece um conjunto completo de serviços inovadores de vídeo digital e serviços de mídia. A SES está listada na Bolsa de Valores de Euronext Paris e Luxemburgo (ticker: SESG). Encontre mais informações em: www.ses.com