IMS e SES irão expandir o acesso à Internet para comunidades colombianas carentes com O3b mPOWER

A conectividade por satélite da constelação O3b mPOWER com qualidade de fibra ajudará a acelerar a transformação digital na Colômbia com serviços de conectividade confiáveis, de alta velocidade e acessíveis

Luxemburgo, 15 de dezembro de 2021 – Os serviços de trunking baseados em satélite da SES permitirão que a Integra Multisolutions (IMS), provedor líder de serviços de redes de fibra óptica na Colômbia, estenda e aprimore a conectividade com qualidade de fibra para municípios colombianos com menos de 100.000 habitantes localizados fora do alcance da infraestrutura terrestre, anunciou a SES. O novo serviço começará na constelação O3b de órbita terrestre média (MEO) da SES e posteriormente migrará para O3b mPOWER, o sistema MEO de próxima geração da SES, em 2022, com o qual se expandirá para outras cidades.

O primeiro local a ser conectado será Puerto Leguizamo, município localizado no departamento de Putumayo, na fronteira sul do país. SES e IMS fornecerão serviços a outras cidades escassamente povoadas da Colômbia, que atualmente contam com serviços de conectividade ruins ou inconsistentes.

O serviço trunking possibilitado pelo O3b mPOWER da SES equipará a IMS para permitir que os provedores de serviços de internet locais atendam a uma combinação de projetos empresariais, residenciais, MNO e do governo. A IMS está entre as primeiras empresas na América Latina a utilizar o sistema O3b mPOWER, que fornece serviços de baixa latência, alta velocidade e de dezenas de megabits a múltiplos gigabits por segundo para um único site.

De acordo com o Ministério das Telecomunicações da Colômbia, as assinaturas de banda larga fixa no país atingiram 8,22 milhões em 2021, o que significa 16,1 assinaturas a cada 100 pessoas. No entanto, o Departamento Nacional de Administração e Estatística (Dane) revelou no início deste ano os resultados da Pesquisa às Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios (ENTIC Hogares), mostrando que apenas 56,5% dos agregados familiares inquiridos têm acesso a conexão de Internet. A pesquisa identificou uma diferença importante entre os domicílios nas principais cidades, onde 66,6% têm acesso à internet, e aqueles nas áreas rurais e dispersas, onde apenas 23,9% dos domicílios o têm. O Departamento de Putumayo está entre as regiões que enfrentam obstáculos para ter acesso a serviços de conectividade confiáveis.

“Ao trabalhar em conjunto com a SES, podemos expandir nossa rede de maneira rápida e econômica em áreas mal servidas e difíceis de alcançar, ajudando a resolver a exclusão digital para essas comunidades”, comenta Juan Carlos Hernandez Mendoza, CEO do IMS Group. “Nosso objetivo é fornecer aos nossos usuários finais a melhor qualidade de serviço em toda a Colômbia, o que significa acesso a serviços de alto desempenho em todos os momentos, não importa onde estejam. A capacidade da frota O3b e a escalabilidade e flexibilidade dos futuros serviços O3b mPOWER, combinados com a experiência em redes de satélite da SES e em redes de fibra óptica da IMS nos permite alcançar exatamente isso”.

“Nossas soluções de satélites em diferentes órbitas têm trazido serviços de conectividade confiáveis para toda a Colômbia há quase 10 anos”, afirma Omar Trujillo, vice-presidente para as Américas de vendas de dados fixos da SES. “Estamos muito satisfeitos com a parceria com a IMS para estender as redes terrestres com os recursos revolucionários da constelação O3b mPOWER e garantir acesso à Internet semelhante a fibra para os colombianos onde quer que vivam”.

Para mais informação, favor contactar:

Suzanne Ong
External Communications

A SES tem uma visão ousada de fornecer experiências incríveis em todos os lugares do planeta, distribuindo conteúdo de vídeo da mais alta qualidade e fornecendo conectividade contínua em todo o mundo. Como líder em soluções de conectividade de conteúdo global, a SES opera a única constelação de satélites multi-órbita do mundo com a combinação única de cobertura global e alto desempenho, incluindo o sistema de órbita terrestre média O3b de baixa latência comprovado comercialmente. Ao alavancar uma vasta e inteligente rede habilitada para nuvem, a SES é capaz de fornecer soluções de conectividade de alta qualidade em qualquer lugar em terra, no mar ou no ar, e é um parceiro confiável para as principais empresas de telecomunicações do mundo, operadoras de rede móvel, governos, conectividade e provedores de serviços em nuvem, emissoras, operadores de plataforma de vídeo e proprietários de conteúdo. A rede de vídeo da SES transporta mais de 8.500 canais e tem um alcance incomparável de 361 milhões de residências, fornecendo serviços de mídia gerenciados para conteúdo linear e não linear. A empresa está listada nas bolsas de valores de Paris e Luxemburgo (Ticker: SESG). Mais informações estão disponíveis em: www.ses.com.

About IMS

A IMS foi criada em 2016, desde então está se tornando o PARCEIRO principal para todos os provedores de serviços de Internet de pequeno e médio porte na Colômbia. Oferece tecnologias de telecomunicações terrestres especializadas em redes de fibra ótica, engenharia de rede, soluções tecnológicas de ISP, cadeia de suprimentos e muito mais. Atualmente, a IMS tem mais de 100.000 quilômetros de fibra disponível em toda a Colômbia e vende mais de 300 Gbps de capacidade de fibra óptica para mais de 250 clientes corporativos, tornando-se um provedor muito importante para operadoras de Internet na região. Para obter mais informações sobre o IMS, acesse www.ims.net.co.