EchoStar 105/SES-11 já está operacional a 105 graus Oeste

LUXEMBURGO & ENGLEWOOD, Colorado, 29 de novembro de 2017 O satélite EchoStar 105/SES-11 foi posicionado com sucesso na localização orbital de 105 graus de longitude oeste e agora está totalmente operacional comcapacidade de atender os mercados de audiovisual e de empresas nos Estados Unidos.

O satélite que é equipado com banda C e banda Kufornece à SES uma carga útil em banda C de 24 transponders de 36 MHz, comercializado sob o nome SES-11, e àEchoStar uma carga de 24 transponders de 36 MHz em banda Ku, comercializados como EchoStar 105, foi lançado no espaço em 11 de outubro de 2017 às 20h53min (horário de Brasília). Desde então, vários testes em órbita confirmaram o funcionamento impecável do artefato espacial.

Esta é a segunda vez que a SES lança utilizando um  foguete Falcon 9 já usado em uma outra missão,  e é o quarto lançamento da SES com a SpaceX. O satélite de comunicações de alta potência, construído pela Airbus, substitui a capacidade de banda C do AMC-18 e a capacidade de banda Ku do AMC-15 na posição orbital de 105 graus de longitude oeste.

O SES-11 está projetado para acelerar o desenvolvimento da Comunidade de Vídeo Prime nos EUA e a entrega de canais de alta definição (HD) e ultra-alta definição (UHD). Ele oferece cobertura abrangente sobre a América do Norte, incluindo Havaí, México e Caribe. A capacidade de banda C do satélite é otimizada para a entrega de televisão digital e vai se unir ao SES-1 e SES-3 no centro do arco orbital norte-americano da SES, que atinge mais de 100 milhões de casas com TV e 100% de penetração nos EUA.

O SES-11 será utilizado para a expansão da plataforma Ultra HD da SES na América do Norte, que hospeda o maior pacote Ultra HD do mundo, com 10 canais Ultra HD, e atinge uma audiência combinada de mais de 10 milhões de assinantes.

O SES-11 também irá permitir a clientes empresariais e governamentais capturar novas oportunidades e expandir seu alcance em toda a região.

Martin Halliwell, diretor de Tecnologia da SES, afirmou: “Graças ao trabalho árduo das equipes da Airbus, SpaceX e da SES, o SES-11 está pronto para fornecer um serviço premium de banda C às principais operadoras de TV a cabo dos EUA, fornecendo conteúdo televisivo de alta qualidade para mais de 100 milhões de lares norte-americanos”.

Para mais informações, contate:

Sobre a SES

A SES é a líder mundial em operação de satélites e a primeira a oferecer uma oferta GEO-MEO diferenciada e expansível em todo o mundo, com mais de 50 satélites em órbita geoestacionária (GEO) e 12 em órbita terrestre média (MEO). A SES concentra-se em soluções de valor agregado, ponta a ponta, em duas unidades-chave de negócios; a SES Video e a SES Networks. A empresa fornece serviços de comunicações via satélite para os organismos de radiodifusão, fornecedores de conteúdos e provedores de Internet, operadoras de redes móveis e fixas, governos e instituições. A carteira da SES inclui ASTRA, a O3b e a MX1, provedora líder de serviços de mídia que oferece um conjunto completo de serviços inovadores de vídeo digital e serviços de mídia. A SES está listada na Bolsa de Valores de Euronext Paris e Luxemburgo (ticker: SESG). Encontre mais informações em: www.ses.com